domingo, 7 de dezembro de 2008

Educação Matemática e Tecnologia.


É importante destacar que não é a quantidade de informação que esta disponível na Internet que faz a diferença para o estudante, mas sim a qualidade da informação. É necessário um repensar do papel da educação e como ela pode estar ganhando espaço junto as tecnologias de informação e comunicação.
A escola deve ter uma identidade juntos as TIC's não apenas incorporar seus princípios metodológicos mas propor uma maneira de levar até o educando o conhecimento de que ele necessita (aqui cabe ressaltar que o conhecimento necessário ao educando é aquele que diz respeito à sua emancipação, como indivíduo e como sujeito coletivo). Um exemplo é o uso dos “chats” ou salas de bate papo, esses espaços podem ser criados de maneira personalizada para atender as necessidades de uma determinada disciplina.
Em relação à pergunta: “Quem, mais uma vez, educará os educadores?” Como destaca MORAN: “Uma coisa é o uso pessoal da tecnologia, para se comunicar-se, e outra é o domínio pedagógico [...]” (MORAN, 2007, p.127). É necessário um tempo de adaptação ao uso pedagógico das TIC's então quanto mais cedo o processo de adaptação começar mais cedo as novas tecnologias farão parte da realidade educacional.
REFERÊNCIAS
BELLONI, M. L. A integração das tecnologias de informação e comunicação aos processos educacionais. In: Tecnologias educacionais e educação a distância: avaliando políticas e práticas. Rio de Janeiro: Quartet, 2ª Ed. 2003.
MORAN, J. M. A Educação que desejamos: Novos desafios e como chegar lá. Campinas, SP: Papirus, 2007
Quanto as palavras escolhidas dos textos lidos, destacamos:Justificam, se referindo ao fato que muitas formas de ensinar não mais se justificam.
Interpretar- Se referindo ao papel do professor ajudando o aluno a interpretar os dados.
Papagaios- Algumas formas de ensinar que ainda estão em vigência.
Acesso- A importância de facilitar o acesso do professor e alunos a Internet e ao computador.
Interlink- Se referindo a Rede que tem desenvolvido trabalhos sobre as TICs.

Nenhum comentário: